Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)


O tópico de hoje é para abordar um pouco mais dessa modalidade de tratamento das verrugas genitais provocadas por HPV. Por se tratar de uma infecção muito frequente, as verrugas genitais são queixas comuns no consultório do Urologista, e a principal dúvida dos pacientes é: "Dr., qual o melhor tratamento para as minhas verrugas?" Obviamente, cada caso é um caso, e a escolha do tratamento depende do tipo, tamanho, localização e número de verrugas que o paciente apresenta. Para as verrugas genitais externas no homem, a Crioterapia permanece como uma das melhores opções de tratamento, descrevo abaixo algumas razões para afirmar isso:

  • Método seguro e eficaz;
  • As verrugas desaparecem, em média, após uma semana;
  • Aplicação simples, pelo médico, em consultório;
  • Não necessita anestesia;
  • Pouco doloroso;
  • Não deixa cicatrizes;
  • Não causa lesões da pele sadia ao redor das verrugas;
  • Pode ser usado com segurança durante a gestação;

Como funciona a Crioterapia?
O procedimento para remoção das verrugas com Criocirurgia (crioterapia) é simples, e deve ser realizado em consultório, por um médico especialista. O Urologista avalia as verrugas e utiliza alguns cones de plástico, de vários tamanhos, de acordo com o tamanho da verruga, para que o produto seja aplicado diretamente nas verrugas, com mínimo contato com a pele sadia. Aplica-se o produto (nitrogênio líquido, ou gases fluoretados), que em contato com a lesão, ocorre o "congelamento" da verruga por alguns segundos. Nesse momento o paciente sente um pequeno ardor ou queimação local, que dura alguns poucos segundos. Após o procedimento, o paciente é liberado para suas atividades normais, e orientado que após alguns dias, aparecerá uma crosta ("casca de ferida"). Recomenda-se que o paciente deixe a crosta cair espontaneamente.
As verrugas, normalmente, desaparecerão em um período de 5 a 7 dias. O paciente é orientado a retornar para o Urologista avaliar a eliminação completa de todas as lesões.
É importante atentar que deve-se evitar relações sexuais até que as lesões desapareçam por completo, para minimizar a chance de recidiva ou transmissão.

Eficácia
Especialistas concluem que a Criocirurgia é um método bastante eficaz para a eliminação das verrugas. Alguns estudos demonstram eficácia próxima a 99%. Entretanto, o método não elimina o vírus (Papiloma Vírus) que permanece em um estado latente no organismo, portanto, outras verrugas podem surgir e necessitar de um novo ciclo de tratamento.

Segurança / Efeitos colaterais
É método seguro, com poucos efeitos colaterais, que incluem: sensação de ardor/dor por alguns segundos/minutos após o procedimento. A depender do tamanho das lesões, uma mancha hipocrômica (esbranquiçada) pode permanecer na pele por algumas semanas.

Apesar de ser um método seguro e eficaz para a remoção de verrugas, a Criocirurgia não deve ser indicada em todas as situações, como por exemplo em verrugas amplamente disseminadas, ou de grandes dimensões. Existem algumas outras modalidades de tratamento de verrugas, e cada situação deve ser individualizada. Converse com seu Urologista.

Abraços,

Túlio Leandro - Urologista - CRM PB 7671

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Hiperplasia Prostática Benigna