Hiperplasia Prostática Benigna




O que é?
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o crescimento benigno da próstata em decorrência do processo natural de envelhecimento do homem. É considerada uma doença benigna, não cancerígena, caracterizada pelo aumento do volume da próstata, que pode causar ou não sintomas. Estima-se que mais de 50% dos homens apresentem algum grau de HPB após os 50 anos, e cerca de 30% necessitarão de tratamento e acompanhamento. Por isso, assim como o câncer de próstata, deve ser motivo de vigilância em consultas urológicas, principalmente a partir dos 50 anos na população masculina.

Quais os sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna?
A severidade dos sintomas dos portadoras de HPB varia, entretanto os sintomas tendem a piorar com o tempo. No início, pode ser totalmente assintomático. Os sinais e sintomas da Hiperplasia Prostática benigna mais comuns incluem:
- Aumento da frequência urinária;
- Necessidade urgente de urinar (urgência miccional);
- Dificuldade ou demora em iniciar a micção;
- Gotejamento no final da urina;
- Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga;
Em casos severos complicações como sangramento na urina, infecção urinária, cálculo na bexiga e retenção urinária podem ocorrer. É importante ressaltar que nem sempre o tamanho da próstata se correlaciona com a severidade dos sintomas, algumas vezes, próstata levemente aumentadas podem causar sintomas severos, assim como próstata muito grandes podem causar poucos ou nenhum sintoma.

Diagnóstico
O seu Urologista vai suspeitar de HPB de acordo com os sintomas urinários, através da entrevista (Anamnese) e exame físico da bexiga e próstata (Toque retal). Exames complementares auxiliam no diagnóstico, como exames de sangue e urina, Urofluxometria e Ultrassonografia.

Tratamento
Uma ampla variedade de tratamentos para HPB está disponível, desde o uso de medicamentos a Terapias Minimamente Invasivas, até cirurgia. A melhor opção de tratamento vai depender de fatores como: idade do paciente, tamanho da próstata, severidade dos sintomas, presença de complicações como obstrução urinária, infecções, sangramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)