O uso de Testosterona no homem é seguro? Entenda os riscos



A testesterona, hormônio sexual masculino, é derivado do colesterol, e juntamente com seus metabólitos, a diidrotetosterona e a androstenediona são produzidos pelos testículos e glândulas suprarrenais. Dentre as funções da testosterona no organismo, destacam-se as características fenotípicas masculinas (crescimento de pêlos, timbre da voz, distribuição da gordura corporal) assim como o desenvolvimento muscular e ósseo, desejo e potência sexuais, metabolismo energético, entre outros.

Desde o aparecimento no mercado farmacêutico dos compostos sintéticos com base na testosterona ou que induzem aumento da testosterona (os anabolizantes), muitos homens, mulheres e adolescentes passaram a fazer uso desses produtos com finalidades diversas como halterofilismo, aumento do rendimento esportivo e fins estéticos. Tais produtos podem ser administrados de forma injetável intramuscular, via oral e através de gel transdérmico e tem indicação muito precisa na medicina. 

Milhões de Brasileiros utilizam a Testosterona injetável, oral ou gel transdérmico como forma de terapias para reposição hormonal, a fim de reestabelecer os níveis normais de Testosterona, quando esta permanece em níveis baixos. O que se sabe, é que os baixos níveis de testosterona pode causar uma síndrome chamada Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), responsável por sintomas como fadiga, depressão, memória irregular, diminuição da libido e potência sexual. A presença de alguns desses sintomas associado aos baixos níveis de testosterona no sangue justificam a reposição de testosterona no homem.

Entretanto, os sintomas da Síndrome DAEM muitas vezes se confundem com muitos outros sintomas de ansiedade/stress, em que o estilo de vida "atribulado" com o qual o homem moderno se acostumou a viver no cotidiano, em situações de sobrecarga, pressão no trabalho, traz muitas vezes a falsa impressão de que tais sintomas sejam ocasionados pelo déficit hormonal, quando na verdade, a causa é psicogênica. 

De fato, a reposição de testosterona em homens com DAEM trazem muitos benefícios à saúde de homem, não só na melhora dos sintomas, qualidade sexual e qualidade de vida, como também melhora as condições físicas, musculares e melhora dos níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos, etc. Entretanto, não é possível comprovar tais benefícios da reposição hormonal em homens com níveis de testosterona normal. Pelo contrário, estudos apontam um aumento do risco de Infarto cardíaco, AVC, redução da fertilidade, e possibilidade de surgimento de "tumores".

"Se dermos testosterona a alguém, tornamos os testículos preguiçosos. Nestes pacientes que usam a testosterona por cinco a seis anos, seus testículos ficam atrofiados e às vezes permanentemente danificados. É difícil afastar as pessoas." afirma Halis Kaan Akturk, Professor de Medicina da Universidade do Colorado, EUA.

O principal conselho para o paciente é: Você está se sentindo cansado? Estressado? Está se sentindo indisposto ou com problemas de sono? A sua libido está diminuída? Então, procure um urologista e pergunte se a reposição de testosterona é segura e eficaz para você ou não.

O exercício, mesmo em pequenos intervalos de cinco minutos, melhora o humor liberando endorfinas e também pode ajudar com insônia, estresse, libido e outros sintomas. Além disso, um estudo publicado na Nature Ecology and Evolution descobriu que homens que cresceram em ambientes mais estressantes quando crianças tiveram níveis significativamente mais baixos de testosterona quando adultos, sugerindo que os baixos níveis de testosterona pode de fato ser mais sintoma do que causa.

Além disso, os homens com sintomas de depressão devem procurar tratamento para isso, geralmente uma mistura de terapia psicológica e medicações psicotrópicas que se provaram mais eficazes em impulsionar os sintomas relacionados ao humor do que a testosterona.

Ainda assim, a testosterona pode ser certa para alguns. O importante, se você estiver considerando a terapia com testosterona, é fazer o rastreamento de outros fatores subjacentes primeiro e fazer questionamentos. Você também pode verificar os possíveis conflitos de interesse de médicos com interesses financeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)

Hiperplasia Prostática Benigna