HPV tem cura?




Verrugas genitais são causadas pelo PapilomaVirus Humano (HPV). Mais de 200 subtipos de HPV já foram identificados, cerca de 40 deles podem causar verrugas genitais. As verrugas genitais são altamente contagiosas, podem afetar homens e mulheres em qualquer idade, principalmente entre 17 e 33 anos, e são consideradas a principal Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada por Vírus.
A maioria das verrugas genitais são causadas por dois subtipos específicos do HPV (tipo 6 e 11), e são considerados subtipos de "baixo risco". Os subtipos 16 e 18, que também são comuns, são considerados de "alto risco" devido ao potencial causador de câncer de colo uterino. Acredita-se que o HPV seja responsável por 100% dos casos de Câncer de Colo de Útero, além de poder causar câncer em outros locais como ânus, boca, vulva e garganta.
Embora as verrugas genitais sejam indolores, elas podem ser incômodas devido a sua localização, tamanho, número de verrugas e aspectos estéticos. Nas mulheres, as verrugas genitais podem aparecer na vulva, vagina, na área entre os genitais e ânus, no canal anal e no colo do útero. Nos homens, elas podem ocorrer na glande ou no corpo do pênis, escroto, ânus e região pubianas. As verrugas também podem se desenvolver na boca ou na garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com outra infectada.
O uso de preservativo em todas as relação sexuais reduz significativamente o risco de adquirir HPV, embora não seja 100% efetivo, pois existem áreas na região genital que o preservativo não cobre totalmente. Outro método preventivo eficaz é a Vacina. A vacina Gardasil® protege contra quatro principais subtipos de HPV que causam câncer e verrugas. Os efeitos da vacina são melhores quando administrados na infância, antes do início da atividade sexual, entretanto, a vacina ainda assim é indicada para aqueles que já tiveram contato com o HPV, até os 26 anos de idade.
O tratamento da doença é baseado na eliminação das verrugas. Infelizmente não existe tratamento para o Vírus, que permanece "adormecido" no organismo, e pode manifestar-se a qualquer momento.
Dentre as opções de tratamento, o uso de cremes imunológicos, cremes abrasivos, e ácidos são bastante eficazes. A crioterapia (congelamento com nitrogênio líquido) permanece uma das opções mais eficazes e com menos efeitos colaterais. A cirurgia deve ser reservada para casos mais complexos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)

Hiperplasia Prostática Benigna