Campanha Novembro Azul: Agora é a vez dos homens




Após o sucesso da Campanha Outubro Rosa, que incentivou milhares de mulheres de todo o Brasil para realização de exames visando a prevenção do câncer de mama, chegou a vez dos homens, com a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância do exame de detecção precoce do câncer de próstata.

Durante todo o mês, serão distribuídos folderes educativos e mensagens por meio das redes sociais e cartazes por todo o Brasil. A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro).

Sobre o Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, e o sexto mais comum no mundo, representando 10% dos casos de câcer. É considerado um câncer de terceira idade, pois a maior parte dos casos corresponde a homens com mais de 65 anos. Nos últimos anos tem se observado um aumento nos casos da doença, fato atribuído ao avanço dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação e pelo aumento da expectativa de vida da população.

A previsão do INCA, é que no ano de 2012 será diagnosticada mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil. A instituição alerta para alguns fatores de risco sobre esse tipo de câncer, pois a incidência de casos e o percentual de mortalidade aumentam quando o paciente possui mais de 50 anos. Como outros tipos de câncer, o de próstata tem profunda relação com a genética familiar. Homens cujo pai, ou irmãos, já tiveram a doença têm chances maiores de desenvolver o tumor. Os hábitos alimentares e o estilo de vida da pessoa também são fatores importantes a serem observados.


Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia, os homens com idade igual ou superior a 40 anos que tenham história familiar de câncer de próstata, e aqueles com mais de 45 anos devem realizar exame preventivo anual com Urologista. Se detectado precocemente, o tratamento do câncer de próstata é mais eficaz, e suas chances de cura aumentam significativamente. Previna-se.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)

Hiperplasia Prostática Benigna