Previna-se contra o Câncer de Bexiga



O câncer de bexiga é um dos tumores urológicos mais comuns, responsável por cerca de 3.167 mortes no Brasil em 2010, sendo 2.229 homens e 938 mulheres (fonte: INCA).

A causa exata do câncer de bexiga é desconhecida. Mas alguns fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolvê-lo:

1. Cigarro: O hábito de fumar pode aumentar em até 6,4 vezes o risco de desenvolvimento do câncer de bexiga.

2. Exposição ocupacional: Alguns profissionais que estão expostos às aminas aromáticas, como os trabalhadores da indústria de tinta, couros, borracha, alumínio, também possuem risco aumentado para a doença.

3. Quimioterapia e Radioterapia para o tratamento de outros cânceres também são fatores de risco para o aparecimento do câncer de bexiga.

4. Infecções crônicas e cálculos na bexiga também aumentam o risco do aparecimento do câncer de bexiga.

5. Uso crônico de adoçantes dietéticos.

Sangramento intermitente na urina, na maioria das vezes indolor, é um dos principais sinais de alerta do câncer de bexiga, principalmente em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Dieta rica em frutas, legumes e verduras e pobre em gorduras, principalmente as de origem animal, estão na base de uma vida saudável e deve ser mantida por quem quer afastar fatores que podem facilitar o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Homens brancos e de idade avançada são o grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer. 

Para a prevenção, procure seu Urologista e realize exames periódicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)

Hiperplasia Prostática Benigna