Esclarecendo dúvidas sobre o HPV


O post de hoje é pra esclarecer algumas dúvidas bem comuns sobre verrugas genitais causadas por HPV

1. Quais os tipos mais comuns de HPV?

- Existem mais de 200 subtipos de HPV. Os subtipos mais comuns são 6 e 11 (que provocam as verrugas genitais) e 16 e 18 (fator de risco para câncer de colo uterino).

2. Tenho verrugas genitais, vou desenvolver câncer de pênis?

- Muito provavelmente não. As verrugas genitais normalmente são causadas pelos subtipos 6 e 11, e esses subtipos NÃO PROVOCAM CÂNCER. Embora, é possível que a pessoal esteja infectada por vários subtipos de HPV, por isso, é importante a prevenção, com uso de preservativo, e exames clínicos periódicos.

3. Minha esposa foi diagnosticada com HPV no colo do útero, preciso fazer peniscopia?

- Não. A peniscopia/genitoscopia é um exame utilizado para detecção de lesões microscópicas (subclínicas) do HPV. Não deve ser indicado de rotina. Uma avaliação clínica com Urologista, com exame a olho nu é suficiente. Se houver lesões sugestivas de HPV visíveis a olho nu, estas devem ser tratadas. Caso não sejam visualizadas lesões, o diagnóstico ou tratamento de lesões subclínicas não é recomendado.

4. Tratei minhas verrugas genitais com Urologista, mas as verrugas voltaram. Existe alguma forma de me livrar disso definitivamente?

- Uma característica comum da infecção por HPV é a recorrência das lesões genitais, apesar do tratamento eficaz. Em média, as infecções por HPV costumam recorrer em um período de dois anos, quando cerca de 80% das pessoas conseguem ficar “livres” do HPV, apesar de uma parcela das pessoas poder ficar com o vírus “latente” no organismo por mais de 15 anos. Portanto, para prevenir o reaparecimento de lesões, o ideal é usar preservativo, evitar “raspar” os pêlos genitais, e levar uma vida saudável, com boa alimentação, atividades físicas, sem stress, para manter o sistema imunológico eficaz.

Se você tiver alguma dúvida, faça um comentário abaixo ou envie para tulioleandro@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HPV tem cura?

Crioterapia para o tratamento de verrugas genitais (HPV)

Hiperplasia Prostática Benigna